Quer ver quais são os benefícios em contratar um bom fabricante de caldeiras? pois bem, é que nos últimos anos, a economia brasileira passou por uma das suas maiores crises econômicas, gerando recessão, altas taxas de desemprego e desaceleração dos investimentos na indústria.

Enfim a crise está ficando para trás e a economia se recuperando, mesmo que de forma lenta. Prova disso, são as indústrias que estão voltando a ponderar investimentos em seus processos produtivos.

E, dentre esses investimentos, a contratação de fabricantes de caldeiras vem recebendo bastante atenção das indústrias. Porém, este investimento geralmente não é pequeno, e por isso, deve ser feito com bastante consciência.

Assim, a contratação de bons fabricantes de caldeiras deve ser o ponto de partida quando buscamos investir nesta área, fazendo assim, o investimento valer a pena e trazendo benefícios à indústria.

Por que contratar bons fabricantes de caldeiras?

Basicamente, a função de uma caldeira é gerar vapor através da queima de combustíveis, (como óleo, gás e biomassa). Porém, a elevação do consumo de combustíveis ou a redução na eficiência térmica podem indicar que a caldeira não funciona como deveria.

Essa redução na eficiência e redução de temperatura da caldeira poderá ter vários motivos, e um deles pode estar relacionada à possíveis falhas na construção ou na concepção do projeto da caldeira.

Assim, a contratação de um fabricante de caldeiras que disponha de bons projetos técnicos e formas de construção baseadas em critérios técnicos, é fundamental para reduzir a perda em eficiência.

Além disso, devido à alta pressão e elevadas temperaturas, as caldeiras são equipamentos que são susceptíveis a explosões e outros problemas que colocam em risco à segurança dos trabalhadores.

Ao contratar bons fabricantes, estes riscos serão diminuídos, pois os fabricantes se preocupam em usar matéria-prima com certificação e padrão de qualidade, que dentre outros benefícios, reduzirão o risco de corrosão, suportarão altas temperaturas e pressão interna, além de processos de solda que seguem a norma ASME IX.

Principais normas a serem seguidas pelos fabricantes de caldeiras

Para garantir um bom funcionamento, aliado à segurança dos colaboradores, todo projeto e construção de caldeiras necessita seguir algumas normas específicas.

No Brasil, o código ASME (American Society of Mechanical Engineers) é a norma mais adotada.

Conhecido como “Norma de Caldeiras e Vasos de Pressão ASME (em inglês: ASME Boiler & Pressure Vessel Code – BPVC)”, essa norma representa uma padronização da Sociedade dos Engenheiros Mecânicos dos Estados Unidos (ASME) que visa regulamentar todo o projeto e a construção de caldeiras e vasos de pressão, ou seja, a qualidade é máxima.

Há também a ABNT NBR 16035. Essa Norma da ABNT trata de todos os requisitos mínimos para a construção de Caldeiras e Vasos de Pressão.

Não podemos esquecer também da Norma Regulamentadora Nº 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações. A NR-13 estabelece os requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando sempre à segurança e à saúde dos trabalhadores.

Além disso, a norma relacionada à segurança do trabalhador (NR-13), Normas de instalação e serviços em eletricidade (NR-10) e, seguimento da Especificação de Procedimentos de Soldagem EPS, dentre outras, são importantes normas de recomendações de interesse para construção de caldeiras.

Portanto, ao contratar um fabricante de caldeiras, você precisa saber se elas seguem todas essas normas. A SECAMAQ® Indústria de Caldeiras –  fabricante de caldeiras a biomassa – tem como política seguir constantemente essas normas, garantindo a máxima qualidade de seus serviços.

O que caracteriza um bom fabricante de caldeiras?

Várias serão as características que darão vantagem ao bom fabricante de caldeiras quando comparados àqueles fabricantes que apresentam eficiência e qualidade duvidosas.

A primeira vantagem já foi citada neste artigo, que é a capacidade do fabricante de caldeiras em seguir todas as normas técnicas relacionadas à produção de caldeiras, garantindo a máxima qualidade na construção e manutenção de caldeiras.

Porém, é importante saber que um bom fabricante deve dispor de bons engenheiros responsáveis pelos projetos, engenharia e direcionamento de construção das caldeiras.

Boas empresas também têm em seu quadro de colaboradores, soldadores com ótima qualificação técnica (atendendo a norma ASME IX) e que recebem constantes treinamentos. Isso é fundamental, pois a solda é uma parte importante na construção de caldeiras.

Outro ponto importante que define um bom fabricante de caldeiras, são as matérias-primas utilizadas no projeto.

Todos os materiais utilizados na caldeira devem ter a máxima qualidade, além de serem certificados, documentados e com capacidade de serem rastreados, comprovando os resultados dos testes e ensaios de segurança, conformidade e qualidade.

Por fim, mesmo a melhor caldeira disponível no mercado necessita de manutenção e assistência técnica. Assim, é imprescindível que um bom fabricante de caldeiras, além de fabricar um bom produto, ofereça equipes de manutenção e assistência técnica.

Secamaq: eficiência e profissionalismo

Focada no Futuro e na qualidade de seus produtos, a Secamaq é um fabricante de caldeiras que investe em tecnologia e capacitação técnica, por isso, está preparada para agilizar o compromisso com a excelência na fabricação e suporte ao cliente.

Com a recuperação econômica da indústria, o mercado exigirá ainda mais a prestação de serviços para equipamentos complexos, sistemas e controles cada vez mais avançados.

A Secamaq está pronta para entregar conhecimentos de ponta para todas as necessidades de reposição, otimização, customização e novas tecnologias, principalmente, na área de caldeiras a biomassa, que vêm se tornando uma especialidade da empresa.

Quer ficar por dentro de nossos conteúdos? Acesse nosso blog e confira todos os posts!