Na construção das caldeiras industriais, o principal material usado é o aço. Esse material é caracterizado por uma liga composta por ferro e carbono, com o teor de ferro maior que 95%. Este metal apresenta baixo custo, mas pode sofrer corrosão quando em contato com o meio ambiente. Para evitar essa ocorrência, é realizada a pintura industrial da caldeira.

A pintura industrial é, comprovadamente, a forma de proteção contra a corrosão mais empregado no mundo, já que são diversas as suas vantagens na proteção das caldeiras e demais equipamentos contra agentes externos.

Mas, mesmo com as vantagens, diversos cuidados precisam ser seguidos pela indústria para que a pintura seja eficiente e garanta total segurança quanto ao uso e manutenção das caldeiras.

Por isso, vale a pena conhecer a importância da pintura industrial de caldeiras, além de suas principais vantagens e cuidados.

Por que realizar a pintura industrial de caldeiras?

As caldeiras são equipamentos fundamentais em praticamente todo tipo de processo industrial. São elas as principais responsáveis por gerar vapor em diversos processos industriais.

Checklist Manutenção de Caldeiras a Biomassa - Clique aqui! | Secamaq

Para manter a segurança e o funcionamento das caldeiras deve-se evitar, ao máximo, que estas sofram algum processo corrosivo. Por isso, é recomendado realizar o tratamento da água, para ajudar a evitar a corrosão.

Mas, além do tratamento da água, deve-se também realizar a pintura industrial deste equipamento, já que esse processo ajuda significativamente a evitar a corrosão.

Isso porque, o processo de pintura industrial representa a técnica de proteção anticorrosiva mais usada nas indústrias, tendo a capacidade em promover proteção do aço contra a corrosão de maneira bastante eficiente.

Vantagens da pintura industrial de caldeiras

Os procedimentos de pintura industrial representam o meio de proteção contra a corrosão mais empregado em todo o mundo, inclusive para a proteção de caldeiras, isso porque a pintura cria uma camada protetiva, que impede a corrosão.

Quando bem realizada, a pintura industrial traz diversos outros benefícios à indústria. Assim, além de evitar a corrosão, os outros benefícios da pintura são:

  • Fácil aplicação;
  • Ótima relação custo x benefício;
  • Fácil manutenção e limpeza;
  • Promove a impermeabilização da caldeira de forma bastante eficaz;
  • Fornece capacidade de sinalização devido a possibilidade de variação de diversas cores;
  • Proporciona melhor estética ao equipamento;
  • Trazem organização e bem-estar para as pessoas que trabalham nestes ambientes.

Além disso, quando são aplicadas tintas especiais, a pintura industrial pode fornecer diversos outros benefícios como isolamento elétrico, redução acústica e tintas indicadoras de temperatura. 

Fatores a considerar no processo de pintura industrial

Há basicamente duas etapas essenciais para o processo de pintura industrial: Pré-tratamento e a pintura propriamente dita.

Ambos processos são de extrema importância para que o objetivo da pintura seja atingido. Por isso, os profissionais envolvidos nestas duas etapas devem ter a devida especialização para realizar estas funções.

Para isso, devem receber treinamento e reciclagens constantes conforme as exigências e diversidades do trabalho e de acordo com os equipamentos utilizados na pintura.

O responsável pelo processo de pintura industrial deve também ter o conhecimento necessário para que consiga planejar o trabalho levando em consideração a sincronização entre pré-tratamento e pintura em si, tempo de repintura das tintas do esquema aplicado, tempo de secagem das tintas, luminosidade e limpeza da área para evitar reprovação do aspecto visual da pintura.

Vale lembrar que o pré-tratamento e a pintura são distintos, mas devem ser muito bem sincronizados e ter o devido planejamento, sendo muito importante a ação da inspeção durante todo o processo de pintura industrial das caldeiras.

Além disso, é importante ressaltar que a tecnologia de pintura industrial é bastante dinâmica. Por isso é fundamental que as indústrias estejam sempre atentas aos novos equipamentos e matérias-primas da área de pintura industrial, garantindo total segurança e vida útil de suas caldeiras.

Por fim, um sistema de pintura vai necessitar de uma base técnica que ajude o pintor a obter uma película de tinta com as características designadas para cada caso. Em geral a película de tinta deve apresentar as seguintes características básicas:

  • Boa coesão;
  • Adesão ao substrato;
  • Absorção e transferência de umidade;
  • Suportam altas temperaturas, principalmente aquelas encontradas em caldeiras industriais;
  • Boa resistência química a abrasão, intemperismo e a ação bacteriana.

Por isso, é imprescindível que a tinta utilizada seja produzida por fabricantes devidamente regulamentados e que disponham de todas as características que garantam segurança e saúde do operador.

Aproveite este conteúdo e veja qual é a importância em se realizar a manutenção de caldeiras

E-book MODELOS DE CALDEIRAS A BIOMASSA E SUAS APLICAÇÕES | Secamaq