Você sabe o que é uma caldeira flamotubular? Ela é caracterizada por gerar vapor a partir de gases quentes que circulam pelo interior de tubos, tendo a água presente na parte externa destes.

Mas você sabia que a caldeira flamotubular é geralmente conhecida como um dos geradores de vapor mais utilizados e comuns em uma variedade bem grande de empresas que fazem uso do vapor em seus processos?

Na atualidade, praticamente todo tipo de empresa necessita da geração de vapor para a realização de uma variedade bem grande de processos e geralmente a caldeira é o gerador de vapor escolhido.

Tal escolha se dá em razão das suas principais vantagens, que inclusive já apresentamos de forma simplista neste texto. Mas, que tal aprofundar seu conhecimento sobre estas vantagens?

Então acompanhe as 5 principais vantagens que a adoção de uma boa caldeira flamotubular pode proporcionar para a sua empresa.

1- Apresenta baixo custo para aquisição e instalação

Quando comparada a outros tipos de caldeiras presentes no mercado, a caldeira flamotubular é caracterizada por apresentar custo relativamente mais baixo para a sua aquisição, implementação, uso e manutenção.

Vantagens da caldeira flamotubular para sua empresa

Este menor custo para a aquisição da caldeira flamotubular é decorrente da baixa necessidade de obras civis mais onerosas, já que há a necessidade de baixa alvenaria. Além disso, este tipo de caldeira pode ser adquirido como um pacote completo, necessitando apenas de fundações básicas, além de conexões padrão aos sistemas de água, eletricidade, combustível e vapor.

Além do mais, esta variedade de caldeira apresenta ótimo custo-benefício, já que seu investimento, peças e manutenção são mais acessíveis quando comparada com modelos mais complexos de caldeiras.

2- Pode aceitar grande variedade de combustíveis

Os tipos de caldeiras flamotubulares mais modernos possuem a capacidade de utilizar uma variedade bem grande de combustíveis, ou seja, podem fazer uso de combustíveis líquidos, gasosos e sólidos.

Essa vantagem se torna bastante significativa na atualidade em virtude da necessidade sustentável das empresas.

Isso porque, ao ter uma caldeira flamotubular mais moderna, a empresa poderá substituir os poluentes combustíveis fósseis, como gás natural e óleos, por combustíveis mais sustentáveis, caso da biomassa, (lenha, bagaço de cana de açúcar, cavaco de madeira, briquetes e pellets), sempre com a máxima eficiência energética.

Nesta conjuntura, a utilização da biomassa como combustível traz inúmeros benefícios para o meio ambiente, já que possibilita a redução dos custos com efluentes, além de promover o aumento da sustentabilidade do processo.

3- A caldeira flamotubular é de fácil manutenção

A caldeira, assim como qualquer outro gerador de vapor, é um equipamento complexo e exatamente por isso, há a necessidade de manutenções periódicas para que seu funcionamento se mantenha de forma constante e eficiente.

Neste contexto, caldeiras flamotubulares tem a tendência de receberem manutenção de forma muito mais fácil.

A caldeira flamotubular, por ser mais compacta (saindo de fábrica praticamente pronta), terá sua manutenção facilitada em virtude da menor necessidade de peças, inclusive a substituição de seus tubos pode ser realizada de forma muito simples.

Além disso, o projeto deste tipo de caldeira apresenta a vantagem de possuir seu interior bastante acessível tanto para a inspeção quanto para a para a limpeza, facilitando toda a manutenção.

4- Ideais para produção em pequena escala

As variedades mais comuns de caldeira flamotubular costumam ser utilizadas onde os projetos industriais têm a necessidade de pressão, temperatura e produção de vapor mais reduzidas.

Esse tipo de caldeira é caracterizado por promover uma produtividade mais otimizada, sempre com aquecimento controlado. Dessa forma, se torna ideal para pequenas empresas, que inclusive terão nessa caldeira soluções de aquecimento muito rentáveis.

As caldeiras flamotubulares mais modernas possuem ainda alta eficiência na queima quase que completa dos combustíveis (inclusive aqueles com maior teor de umidade) e materiais em suspensão, sempre com baixa emissão de material particulado.

Dessa forma, independentemente da variedade de combustível utilizado, a produção de vapor não é comprometida, sendo bastante eficiente a ponto de atender todas as expectativas dos usuários.

Devido a estas características, mesmo sendo mais compacta, a caldeira flamotubular é ideal para projetos que não necessitam de uma grande produção de vapor, não sendo preciso adquirir uma caldeira muito grande, pois esse seria um desperdício de espaço e principalmente de investimentos.

5- Atendem bem a aumentos instantâneos de demanda de vapor

A caldeira flamotubular, apesar de geralmente ser mais compacta, é caracterizada por ter a capacidade de atender muito bem a necessidade de aumentos instantâneos de vapor, que podem ocorrer em alguns processos industriais.

Tal vantagem se torna possível devido ao grande volume de água que utilizam, onde as caldeiras flamotubulares atendem as cargas flutuantes, possibilitando aumentos instantâneos na demanda de vapor, sempre com a segurança garantida.

Agora que você conhece as vantagens da caldeira, convidamos você a conhecer a Caldeira Flamotubular a Biomassa Full SECAMAQ

E-book modelo de caldeiras e aplicações da biomassa, baixe agora! | Secamaq