You are currently viewing Como evitar problemas com emissões de gases da sua indústria?

Como evitar problemas com emissões de gases da sua indústria?

Provavelmente você já percebeu como os órgãos ambientais estão cada vez mais rígidos na fiscalização da fumaça das chaminés das indústrias, principalmente quando falamos sobre fumaças emitidas de caldeiras de geração de vapor.

Muitos dos casos de fiscalização acabam gerando multas pesadíssimas para indústria fiscalizada, que não estão de acordo com as normas vigentes. Mesmo indústrias que estão longe de grandes centros urbanos acabam sendo autuadas. Cada estado, às vezes cada cidade, tem um órgão específico de fiscalização ambiental, no Rio Grande do Sul por exemplo é a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM).

A importância de fazer o controle de emissão de gases industriais

Com o passar dos anos aumentou a preocupação com o meio ambiente e os problemas enfrentados com a poluição do ar, muitas empresas e entidades de preservação passaram a buscar medidas para mudar esta situação alarmante.

No Brasil, existe um programa nacional de controle da qualidade do ar no qual se estabelece uma quantidade máxima de poluentes que podem ser liberados na atmosfera sem que prejudique a saúde da população. Diversos produtos químicos, orgânicos, biológicos e muitos outros são os causadores da poluição do ar e podem ser divididos em duas categorias, sendo elas:

-Fontes de poluição especificas: estas são as que tem um local fixo em que são dispersadas no ambiente, como as indústrias em geral;

-Fontes de poluição múltiplas: neste caso podem ser tanto fixas quanto móveis e são as que as que as pessoas liberam no ambiente, um exemplo são os gases emitidos por veículos.

Como o controle de emissão de gases industriais é feito

A grande diferença entre os dois tipos é que enquanto os poluentes industriais podem ser categorizados e avaliados separadamente um a um, os outros que a sociedade é responsável já são mais difíceis de realizar esse trabalho de identificação e tratamento pois são mais abrangentes. Por isso, o controle de emissão de gases industriais é mais efetivo e recebe um tratamento diferenciado.

O controle de emissão de gases industriais consiste no tratamento das matérias produzidas pelas indústrias antes que sejam liberadas na atmosfera, isso inclui a eliminação de nevoas químicas formadas por gás ou ar, controlar odores, diminuir a liberação de solventes, tratar gases dos sistemas de combustão e muitos outros mecanismos desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada cliente.

Nossa orientação é que você colabore com a natureza e evite prejuízos para seu bolso, além de problemas futuros. Por isso, nós da SECAMAQ listamos aqui algumas soluções que podem ser instaladas de forma simples e rápida na sua indústria, conforme a sua necessidade e a legislação do seu Estado.

Filtro Multiciclone

 

 

É um dos filtros mais básicos e baratos, mas que atende a grande maioria da legislação dos estados, o filtro Multiciclone SECAMAQ é compatível com a grande maioria das caldeiras do mercado.

Através de vários cones, os gases são forçados a passar por estes multi-ciclones, em movimento circular, provocando a separação das partículas solidas, liberando gases muito mais limpos.

Filtro Microciclone

 

 

O filtro microciclone da SECAMAQ segue a mesma dinâmica de filtragem de partículas que o filtro Multiciclone, com uma grande diferença, ele é capaz de capturar micro partículas, tornando até 60% mais eficiente do que o filtro Multiciclone.

Filtro de mangas 2.0

 

 

FILTRO DE MANGAS 2.0 é um equipamento desenvolvido pela SECAMAQ para controlar a emissão dos gases provenientes do processo de geração de vapor por queima de biomassa. A eficiência do FILTRO MANGAS pode chegar a 99,9% e tem também como diferencial seu sistema de limpeza das mangas automático (pulse jet), que resulta na elevada vida útil das mangas.

Juntamente instalado com o FILTRO MULTICICLONE oferece à sua empresa a melhor solução do mercado para filtragem de partículas, atendendo qualquer legislação ambiental e contribuindo para o meio ambiente.

Lavador de gases

 

Lavador de Gases é utilizado em modo geral para a neutralização dos gases (retenção de vapores) ou até mesmo para a retenção de materiais particulados podendo também ser utilizado para a eliminação de fumaças, fuligens, gorduras, controle de odores e muito mais. O sistema se destaca por sua versatilidade de trabalhar com baixas, médias e altas pressões. É ideal para indústrias instaladas próximas de áreas urbanas.

Quer saber mais?

Agora que você já entende a importância de fazer de forma correta a emissão de gases da sua empresa, tanto para o meio ambiente quanto para sua empresa, entre em contato através do nosso Whatsapp (47) 3563-0306 e um de nossos consultores irão lhe apresentar melhor nossos recursos para solucionar este problema!