A secagem de madeira é um método imprescindível em diversos processos industriais que utilizam a madeira serrada como matéria-prima, pois melhora significativamente suas propriedades físicas, mecânicas, térmicas e acústicas. Para alcançar essas propriedades são utilizadas, dentro outros métodos, as estufas para secagem de madeira.
O uso dos secadores para secagem de madeira representa um método artificial de secagem que tem como objetivo central acelerar todo o processo, principalmente para atender a demanda do mercado.
Por isso, vale a pena conhecermos as características mais marcantes dos secadores para secagem de madeira, seu funcionamento e todas suas vantagens quando comparada a outros métodos de secagem.
Processos destinados à secagem da madeira
Para realizar o processo de secagem da madeira, são utilizados basicamente 3 processos que se diferenciam pela sua especificidade, velocidade e qualidade da secagem. São eles:
– Secagem ao ar livre – Caracterizada pela exposição de pilhas de tábuas em áreas externas. Estas pilhas secam naturalmente, cuja velocidade de secagem dependerá dos fatores relacionados à característica da madeira, do empilhamento e principalmente das condições climáticas do local. Nesta forma, o controle da secagem é bastante complicado.
– Secagem forçada ao ar – Ocorre em espaços próprios, como galpões e pátios. Baseia-se no uso de ventiladores que, por muitas vezes, podem vir acompanhados de sistemas de aquecimento, auxiliando na redução do tempo de secagem.
– Secador para secagem de madeira – consiste na utilização de uma câmara ou túnel na qual a madeira passa por um processo de secagem, onde todas as condições quanto à secagem são facilmente controladas, como temperatura, tempo, velocidade e circulação do ar.
Sem dúvidas, os secadores para secagem de madeira representam processos que estão se tornando cada vez mais importantes em indústrias madeireiras, principalmente em virtude da sua eficiência e qualidade de secagem.
Por isso, vale a pena conhecer brevemente como funcionam estes equipamentos.
Secador de madeira: Como funcionam?
O processo de secagem da madeira ocorre a partir da migração da umidade das camadas internas para a camada mais superficial da madeira e da posterior evaporação dessa água para o meio.
Contudo, para que essa secagem seja eficiente duas condições são imprescindíveis. A evaporação, que depende do clima e o deslocamento da umidade do interior da madeira para a sua superfície, que depende das propriedades de cada tipo de madeira, bem como da sua espécie e espessura.
Assim, para que o processo de secagem seja mais prático, rápido e controlado usa-se os secadores para secagem de madeiras. Nelas, todo o processo de secagem é melhor controlado, proporcionando uma madeira mais uniforme e resistente.
Existem diversos tipos de secadores para secagem de madeira disponíveis no mercado. Nos tipos mais comuns, o vapor representa a forma mais utilizada para aquecer a madeira, mas há também modelos que possuem aquecimento elétrico ou outros sistemas (que até podem fazer uso da energia solar).
O funcionamento dos secadores para secagem de madeira é relativamente simples.
Nesta espécie de estufas, são utilizados ventiladores que tem a função de distribuir o calor, onde o trabalho acontece por meio do movimento do ar quente a partir de um ponto a outro, sempre de modo uniforme.
Há ainda alguns elementos chamados de “trocadores de calor”, estes realizam a troca de calor de forma bastante eficiente em muitas madeireiras.
Ao optar pelas estufas para secagem de madeira, é possível ter maior controle não só sobre os defeitos das toras, como também sobre o tempo de processamento, que tende a ser diminuído consideravelmente.
Vantagens da secagem de madeira em secadores
O processo de secagem de madeira realizado em estufas agrega valor ao produto final, além de apresentar uma série de vantagens ao trabalho com a madeira seca, tais como:
- Por ocorrer em um ambiente fechado há a possibilidade de controlar a temperatura, velocidade do ar, tempo e demais características garantidoras de uma boa secagem;
- A madeira seca sofrerá significativa redução de peso, facilitando o seu manuseio nas diversas aplicações;
- Proporciona maior facilidade ao transporte;
- Quando submetida a secagem em estufas, a madeira terá sua resistência aumentada, principalmente contra o apodrecimento e ação de insetos;
- As propriedades mecânicas da madeira serão alteradas positivamente, tornando-a mais durável e resistente à compressão;
- Há um importante aumento da resistência elétrica da madeira, melhorando suas propriedades de isolamento térmico e acústico;
- A madeira seca permite maior facilidade de usinagem;
- O uso de estufas para secagem de madeira proporciona maior estabilidade dimensional, ou seja, cria melhor resistência a deformações, empenamentos e rachaduras da matéria-prima;
- Possibilita acabamentos superficiais à madeira, como a aplicação de verniz, pintura e laca;
Por fim, vale ressaltar que o processo de secagem de madeira permite ótimo resultado no tratamento preservativo da mesma, aumentando sua resistência e durabilidade por até 20 anos, dependendo do seu uso.
Você quer saber mais sobre os secadores para secagem de madeira?
Entre em contato agora mesmo e peça um orçamento de secadores de madeira Secamaq Caldeiras.
