You are currently viewing Você precisa de uma caldeira industrial e não sabe escolher? Vamos ajudá-lo
Você precisa de uma caldeira industrial e não sabe escolher? Vamos ajudá-lo

Você precisa de uma caldeira industrial e não sabe escolher? Vamos ajudá-lo

  • Post author:
  • Post category:Caldeiras

A caldeira industrial é um equipamento metálico considerado essencial em diversos processos industriais. Ela é responsável por produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando para isso diversas fontes combustíveis.

Portanto, se você pensa em criar uma nova ou aprimorar a sua indústria, possivelmente irá necessitar de uma caldeira industrial que irá fornecer vapor e energia aos seus processos.

Entretanto, a escolha da caldeira industrial é um processo que envolve muitos cuidados, com recorrentes pesquisas de mercado, sempre alinhando o que a empresa fornecedora tem a oferecer com o que você realmente necessita.

De fato, as dúvidas quanto as escolhas da caldeira industrial são muitas e precisam ser muito bem solucionadas, somente assim você conseguirá adquirir a caldeira que mais se adequa às suas necessidades.

Conheça neste texto os itens mais essenciais que você deve considerar na compra de uma caldeira industrial.

E-book de modelos de caldeiras e aplicações da biomassa | Secamaq

Por que comprar uma caldeira industrial?

Como já dito, praticamente todo tipo de indústria necessita gerar vapor para vários de seus processos.

O calor do vapor pode ser utilizado como fonte de energia térmica, aquecendo ambientes, processo chamado de calefação. Já o vapor gerado pela caldeira pode ser utilizado para energizar e movimentar diversas máquinas, além de auxiliar em processos de esterilização e limpeza, imprescindíveis em indústrias mais específicas.

Nestes ambientes, a compra de uma caldeira industrial é uma solução econômica e eficaz para a geração de vapor.

Porém, o investimento em uma caldeira industrial geralmente não é pequeno e, por isso, deve ser realizado com bastante consciência e baseado em algumas questões de suma importância, como veremos a seguir.

O que ponderar para escolher corretamente uma caldeira industrial?

A compra da caldeira industrial é parte importante do investimento na sua indústria. Por isso, a escolha deve ser realizada com muito cuidado. Para isso, você deve definir alguns pontos durante a escolha.

Veja os pontos importantes que deve ter em mente neste momento:

Qual é a necessidade do meu processo industrial?

Possivelmente você já tem a convicção que precisa de uma caldeira industrial, mas você sabe dizer qual será a sua utilidade dentro da fábrica?

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer, visto que há caldeiras recomendadas para a simples calefação, outras destinam-se a produção de energia e há ainda aquelas que fornecerão calor para o processo de secagem, por exemplo a secagem da madeira.

Qual combustível pretendo utilizar?

Neste momento você precisa analisar qual é o combustível com maior disponibilidade na sua região e a partir dessa análise escolher a caldeira que melhor se adequa à essa fonte de combustível. Isso porque, dependendo da caldeira industrial e da fonte combustível, a eficiência pode ser maior ou menor.

Porém, além da disponibilidade, você deve também se preocupar com o custo-benefício que a fonte de combustível escolhida tem na sua empresa.

Por exemplo: Você pode ter carvão ou o óleo nas proximidades, mas o custo destas fontes pode não valer a pena do ponto de vista da eficiência. Assim, você pode ponderar as fontes de biomassa, que tem custo semelhante e dependendo da região, apresentam boa disponibilidade, além de boa eficiência.

Qual é o espaço físico disponível?

Durante a escolha, você escolherá entre as caldeiras industriais horizontais e verticais. Saber qual é a disponibilidade de espaço é fundamental nessa escolha.

Com o avanço da tecnologia, as caldeiras estão cada vez mais compactas, mas mesmo assim você deve se preocupar com o espaço onde ela será instalada, evitando surpresas desagradáveis.

Qual será a capacidade que vou precisar?

Aqui, você deve saber dimensionar corretamente a sua caldeira industrial, guiando-se pelas suas necessidades. Um correto dimensionamento deve mostrar que o equipamento que você pretende adquirir atenderá todas as suas necessidades quanto a geração de vapor.

O correto dimensionamento da caldeira também tem relação com o custo-benefício. Caldeiras mal dimensionadas podem se tornar ociosas – quando a sua capacidade é muito maior que a sua necessidade – ou limitantes – quando a necessidade energética supera a capacidade do equipamento.

Ainda quanto a capacidade da caldeira, no processo de dimensionamento você deve ponderar a possibilidade de expansão futura, ou seja, seu processo industrial pode crescer e sua caldeira deve suportar essa expansão.

Não se esqueça de escolher o melhor fabricante

Com as definições anteriormente citadas já resolvidas chega o momento da escolha mais importante. Saber qual fabricante contratar! Inclusive já discutimos essa temática neste artigo.

Caldeira industrial - Compromisso com a qualidade! | Secamaq

Sem dúvidas, essa é a escolha mais importante, visto que caldeiras são equipamentos que operam a altas temperaturas e pressões, por isso são susceptíveis a explosões e falhas que colocam em risco à segurança dos trabalhadores.

Porém, quando contratamos bons fabricantes, estes riscos são reduzidos a quase zero. Estes utilizam matérias-primas de qualidade e seguem à risca todas as normas quanto à construção de caldeiras industriais.

Além do projeto de construção, você deve se preocupar também com a manutenção e assistência técnica oferecidos pelo fabricante. Portanto sempre escolha aquele fabricante que ofereça um pós-venda de excelência.

Está mais confiante na escolha da sua caldeira industrial? Aproveite e veja qual a importância da correta manutenção de caldeiras