Gerador de gás quente: conheça as vantagens
Entenda-como-funciona-um-Gerador-de-Gás-Quente

Gerador de gás quente: conheça as vantagens

O setor industrial é hoje um dos maiores consumidores de energia em todo o Brasil. Prova disso é que segundo o Ministério de Minas e Energia, aproximadamente 33% de toda a energia gerada no país tem como principal destino os processos industrias. E é ai, que o papel do gerador de gás quente entra. 

Estes comentários dizem respeito ao consumo de energia elétrica, e o gerador de gás quente não substitui a energia elétrica de uma empresa e sim a energia térmica. Ou seja, se existe algum secador ou gerador de gás quente que utiliza combustíveis fósseis (gás ou óleo), pode ser substituído por um gerador de Gás quente da SECAMAQ a biomassa, que é muito mais viável economicamente e, utiliza combustível renovável.

Entre os diversos tipos de indústrias que atuam no Brasil, as agroindústrias têm papel de destaque. Elas representam categorias industriais que fazem alto uso da energia térmica para a realização de muitos dos seus processos, caso da secagem de grãos vegetais, fertilizantes, minérios, maravalha, entre outros.

Neste contexto, vem sendo cada vez maior a preocupação destas agroindústrias em conseguir eficiência energética para seus processos. Dessa forma, este ramo industrial vem adotando o gerador de gás quente como acessório das caldeiras, que melhora consideravelmente a eficiência energética do processo.

Saiba quais são as aplicações, combustíveis utilizados e vantagens da adoção do gerador de gás quente nas indústrias.

Catálogo de equipamentos | Secamaq

O que é o gerador de gás quente?

Por definição, o gerador de gás quente é um dispositivo acessório de caldeiras e outros equipamentos que deve assegurar a pulverização e a mistura do combustível com o ar.

Assim, como o próprio nome diz, um gerador de gás quente é um equipamento utilizado para a produção de gases à altas temperaturas através da combustão de variados tipos de combustíveis, caso da biomassa.

O gerador de gás quente vem sendo uma ótima opção para as agroindústrias que buscam promover a secagem de seus grãos e demais produtos, sempre priorizando a maior eficiência energética.

Além das agroindústrias, os geradores de gás quente também costumam ser aplicados de forma acessória para fornecer calor para processos industriais de forma direta ou indireta em várias outras necessidades, como atomizadores, caldeiras, moinhos, incineradores, fornos, entre outros.

Combustíveis utilizados em um gerador de gás quente

O gerador de gás quente apresenta diversas vantagens quando utilizado pela agroindústria. A vantagem mais importante refere-se à possibilidade de gerar energia térmica alternativa de forma mais econômica, além de contribuir com a redução no uso de combustíveis fósseis.

Imagem do gerador de gás quente | Secamaq

Isso porque, nestes tipos de geradores, os combustíveis tradicionais podem ser substituídos por opções sólidas picadas mais baratas, onde a combustão da biomassa tem presença bastante marcante.

Entre estes combustíveis mais baratos utilizados no gerador de gás quente podemos citar: cavaco de lenha, serragem, casca de arroz, maravalha, pellets, resíduos florestais, capim, dentre várias outras formas de biomassa.

Além disso, estes equipamentos têm como uma das características principais a produção de energia com menor custo.

Vantagens ao adquirir este tipo de equipamento

Além do uso de fontes combustíveis alternativas e mais baratas, a adoção do gerador de gás quente traz diversas outras vantagens às indústrias que adquirem este produto.

Essas vantagens dizem respeito às questões operacionais, econômicas e sustentáveis.

Quanto às questões operacionais, as vantagens são:

  • Dimensões mais compactas, além de fácil instalação em caldeiras e processos térmicos;
  • Facilidade nos processos de operação e manutenção;
  • Possibilidade de automação com maior capacidade de controle de queima e temperaturas dos gases;
  • Ampla variação quanto a temperatura de trabalho, suportando, inclusive, altas temperaturas (1.100ºC);
  • Alta eficiência, aliando alta potência na geração de energia com baixo consumo de combustível.

Já quanto as questões econômicas e sustentáveis, o gerador de gás quente dispõe das seguintes vantagens:

  • Uso de combustíveis “limpos” e economicamente corretos, caso das diversas formas de biomassa;
  • Menor custo para o processo de combustão da biomassa, principalmente quando comparada a outros combustíveis, especialmente fósseis.

Além destas vantagens, os geradores de gás quente oferecidos pelas grandes empresas do setor, caso da SECAMAQ, apresentam alimentação automática dos combustíveis, além de terem grelhas móveis. Estas grelhas são instaladas na horizontal, sendo acionados por sistema hidráulico, o que facilita a extração das cinzas.

Dessa forma, à medida que o combustível é queimado, as grelhas mecanizadas realizam de forma automática e, continua a limpeza da cinza sobre elas aglomeradas, descarregando-a em um canal onde são extraídas por um Redler e, assim, retirada até a parte externa da caldeira.

Quer saber mais sobre o gerador de gás quente da Secamaq? Então peça um orçamento da linha de acessórios para caldeiras agora mesmo.

Baixe grátis o catálogo de acessórios | Secamaq