Você está visualizando atualmente Caldeira a biomassa – Por que você deve escolher uma?
Caldeira-a-biomassa-Por-que-escolher-uma

Caldeira a biomassa – Por que você deve escolher uma?

O aquecimento global e a emissão de gases de efeito estufa representam uma preocupação crescente em todo o mundo, principalmente devido ao excessivo uso de combustíveis fósseis na geração de energia. Apesar disso, algumas empresas começam a substituir suas caldeiras, adotando a caldeira a biomassa para gerar energia.

Sem dúvidas, a caldeira a biomassa representa um grande avanço para a geração de energia limpa, já que tem a capacidade de gerar energia com bastante eficiência além de contribuir significativamente com a sustentabilidade.

Entretanto, ainda são muitas as dúvidas que o induzem a adotar (ou não) uma caldeira a biomassa para gerar energia em seus processos. Por isso, apresentaremos os principais benefícios das caldeiras a biomassa, suas características e porque vale a pena usa-las.

Biomassa: O que é?

Entende-se por biomassa todo material de origem biológica que seja derivado de organismos vivos ou recentes, como plantas ou materiais derivados de plantas. A biomassa pode ser utilizada diretamente através da combustão para produzir energia, ou indiretamente, quando convertida em várias formas de combustível.

Dentre as suas diversas possibilidades, a principal fonte de energia de biomassa é a madeira, bastante comum no Brasil. Ela pode estar presente na forma de troncos, pellets ou lascas de madeira.

Mas há também outras fontes de biomassa com capacidade para gerar energia. É o caso dos resíduos de origem animal, alimentar e industrial.

Quando comparada com os combustíveis fósseis (carvão e petróleo) a biomassa é ecologicamente correta e sustentável. Assim, devido às suas características a biomassa vem se tornando um dos combustíveis mais utilizados em caldeiras.

Por que substituir a caldeira a combustíveis fósseis por uma caldeira a biomassa?

Sua indústria tem uma caldeira que usa como combustível principal os combustíveis fósseis? Se sim, você deve ao menos ponderar fazer a substituição deste equipamento por uma caldeira a biomassa.

Fazendo essa substituição você pode-se reduzir consideravelmente o nível de gases de efeito estufa emitidos na atmosfera, além de reduzir os efeitos da poluição por dióxido de carbono e dióxido de enxofre, que contribui para a produção de chuva ácida.

A razão para isso é que a biomassa usada para alimentar a caldeira é neutra em carbono, ou seja, os dois tipos de caldeiras (movida a biomassa e combustível fóssil) absorvem e expelem quantidades iguais de carbono na atmosfera, mas a caldeira a biomassa permite um ciclo de carbono fechado, anulando assim os efeitos da poluição de carbono na atmosfera.

A substituição trará ainda economia, visto que são necessários apenas 2 kg de pellets de madeira para produzir a mesma energia térmica de 1 litro de gasóleo, com um custo bastante inferior.

Benefícios do uso da caldeira a biomassa

Ainda não está convencido da substituição da caldeira a combustível fóssil pela caldeira a biomassa? Então você precisa analisar os outros benefícios que certamente podem induzi-lo a escolher uma caldeira a biomassa para gerar energia necessária para seus processos.

Além dos benefícios citados anteriormente, como ótima capacidade de geração de energia e preocupação com o meio ambiente, a caldeira a biomassa traz diversas outras vantagens e benefícios.

Dentre os mais importantes, pode-se citar:

Preço da biomassa é mais acessível: Embora os preços da madeira não sejam constantes, certamente serão mais baratos quando comparados a outros combustíveis;

Ótima opção de baixo carbono:  Grande parte do dióxido de carbono emitido durante o processo de queima na caldeira a biomassa equivale à quantidade absorvida para o desenvolvimento da planta;

Geração de rendas e empregos locais: a biomassa geralmente precisa ser obtida próxima às indústrias principalmente para reduzir o frete. Tal fato pode abastecer a economia local, gerando emprego e renda.

Manutenção reduzida: Caldeiras a biomassa mais modernas requerem pouca manutenção, principalmente pela reduzida produção de cinzas. Além disso, algumas caldeiras podem ser totalmente automatizadas, facilitando limpezas programadas.

Combustível renovável: comparada com outras formas de combustível, a biomassa é renovável a partir do momento em que se pode, via manejo correto, garantir seu ciclo. Um exemplo é a garantia do reflorestamento ou replantio.

Vale ressaltar ainda que o consumidor está cada dia mais preocupado com o meio ambiente. Assim, ter uma caldeira a biomassa significará passar uma imagem mais ecológica e alinhada com a sustentabilidade para a sua empresa.

Você tem o desejo de ter uma caldeira a biomassa? Então conheça os principais tipos de caldeiras neste post.