Na construção das caldeiras industriais, o principal material usado é o aço. Esse material é caracterizado por uma liga composta por ferro e carbono, com o teor de ferro maior que 95%. Este metal apresenta baixo custo, mas pode sofrer corrosão quando em contato com o meio ambiente. Para evitar essa ocorrência, é realizada a pintura industrial da caldeira.
A pintura industrial é, comprovadamente, a forma de proteção contra a corrosão mais empregado no mundo, já que são diversas as suas vantagens na proteção das caldeiras e demais equipamentos contra agentes externos.
Mas, mesmo com as vantagens, diversos cuidados precisam ser seguidos pela indústria para que a pintura seja eficiente e garanta total segurança quanto ao uso e manutenção das caldeiras.
Por isso, vale a pena conhecer a importância da pintura industrial de caldeiras, além de suas principais vantagens e cuidados.
Por que realizar a pintura industrial de caldeiras?
As caldeiras são equipamentos fundamentais em praticamente todo tipo de processo industrial. São elas as principais responsáveis por gerar vapor em diversos processos industriais.
Para manter a segurança e o funcionamento das caldeiras deve-se evitar, ao máximo, que estas sofram algum processo corrosivo. Por isso, é recomendado realizar o tratamento da água, para ajudar a evitar a corrosão.
Mas, além do tratamento da água, deve-se também realizar a pintura industrial deste equipamento, já que esse processo ajuda significativamente a evitar a corrosão.
Isso porque, o processo de pintura industrial representa a técnica de proteção anticorrosiva mais usada nas indústrias, tendo a capacidade em promover proteção do aço contra a corrosão de maneira bastante eficiente.
Vantagens da pintura industrial de caldeiras
Os procedimentos de pintura industrial representam o meio de proteção contra a corrosão mais empregado em todo o mundo, inclusive para a proteção de caldeiras, isso porque a pintura cria uma camada protetiva, que impede a corrosão.
Quando bem realizada, a pintura industrial traz diversos outros benefícios à indústria. Assim, além de evitar a corrosão, os outros benefícios da pintura são:
- Fácil aplicação;
- Ótima relação custo x benefício;
- Fácil manutenção e limpeza;
- Promove a impermeabilização da caldeira de forma bastante eficaz;
- Fornece capacidade de sinalização devido a possibilidade de variação de diversas cores;
- Proporciona melhor estética ao equipamento;
- Trazem organização e bem-estar para as pessoas que trabalham nestes ambientes.
Além disso, quando são aplicadas tintas especiais, a pintura industrial pode fornecer diversos outros benefícios como isolamento elétrico, redução acústica e tintas indicadoras de temperatura.
Fatores a considerar no processo de pintura industrial
Há basicamente duas etapas essenciais para o processo de pintura industrial: Pré-tratamento e a pintura propriamente dita.
Ambos processos são de extrema importância para que o objetivo da pintura seja atingido. Por isso, os profissionais envolvidos nestas duas etapas devem ter a devida especialização para realizar estas funções.
Para isso, devem receber treinamento e reciclagens constantes conforme as exigências e diversidades do trabalho e de acordo com os equipamentos utilizados na pintura.
O responsável pelo processo de pintura industrial deve também ter o conhecimento necessário para que consiga planejar o trabalho levando em consideração a sincronização entre pré-tratamento e pintura em si, tempo de repintura das tintas do esquema aplicado, tempo de secagem das tintas, luminosidade e limpeza da área para evitar reprovação do aspecto visual da pintura.
Vale lembrar que o pré-tratamento e a pintura são distintos, mas devem ser muito bem sincronizados e ter o devido planejamento, sendo muito importante a ação da inspeção durante todo o processo de pintura industrial das caldeiras.
Além disso, é importante ressaltar que a tecnologia de pintura industrial é bastante dinâmica. Por isso é fundamental que as indústrias estejam sempre atentas aos novos equipamentos e matérias-primas da área de pintura industrial, garantindo total segurança e vida útil de suas caldeiras.
Por fim, um sistema de pintura vai necessitar de uma base técnica que ajude o pintor a obter uma película de tinta com as características designadas para cada caso. Em geral a película de tinta deve apresentar as seguintes características básicas:
- Boa coesão;
- Adesão ao substrato;
- Absorção e transferência de umidade;
- Suportam altas temperaturas, principalmente aquelas encontradas em caldeiras industriais;
- Boa resistência química a abrasão, intemperismo e a ação bacteriana.
Por isso, é imprescindível que a tinta utilizada seja produzida por fabricantes devidamente regulamentados e que disponham de todas as características que garantam segurança e saúde do operador.
Aproveite este conteúdo e veja qual é a importância em se realizar a manutenção de caldeiras.