A caldeira a biomassa é hoje uma das formas de gerar calor e vapor com maior eficiência em todo o planeta. Por isso, vem sendo utilizada com bastante frequência em diversos processos industriais.

Devido aos ganhos em sustentabilidade, a biomassa vem sendo utilizada em substituição ao petróleo e ao gás natural, que antes eram fontes muito abundantes, mas hoje começam a enfrentar problemas e se tornar caras.

Além da questão da sustentabilidade, o uso da caldeira a biomassa na geração energética proporciona muitas outras vantagens que, certamente, incentivarão você a escolher comprar este tipo de equipamento em seus processos.

Conheça então as 5 principais vantagens que você terá ao adquirir uma caldeira a biomassa para seu processo industrial.

  1. Energia totalmente renovável

A biomassa é, por definição, um material biológico derivado de organismos vivos (vegetal, animal e microrganismos), tendo a madeira como a forma mais comum de biomassa.

As formas de biomassa são consideradas fontes estratégicas para a mudança da matriz energética mundial e, consequentemente, contribuir com o futuro do planeta, pois é uma fonte de energia renovável. A capacidade de renovação ocorre a partir do momento em que se pode, via manejo correto, garantir seu ciclo.

O exemplo mais comum é a garantia do reflorestamento ou replantio de florestas que fornecem madeira (pellets, troncos, lascas) para alimentar os diversos modelos de caldeira a biomassa.

Assim, ao contrário do carvão – que necessita de uma vida inteira para regenerar – ou o petróleo – combustível não renovável – a biomassa pode ser obtida de forma relativamente rápida substituindo ou cultivando novas plantas ou árvores.

  1. Fonte energética pouco poluente

Além de ser uma fonte energética renovável, a biomassa também tem a característica de ser neutra em carbono, ou seja, é pouco poluente quando comparada a outras formas energéticas.

Isso ocorre, pois durante o processo de queima ocorrido na caldeira a biomassa a mesma quantidade de dióxido de carbono que é liberada é mais tarde reabsorvida pelas plantas durante seu crescimento, neutralizando o carbono emitido.

Além disso, há estudos que indicam que a substituição de um sistema de aquecimento elétrico ou a carvão por uma caldeira a biomassa pode ajudar o empresário a reduzir sua produção de dióxido de carbono em até 9,5 toneladas por ano.

  1. O combustível da caldeira a biomassa é barato!

Essa, possivelmente é uma das vantagens mais significativas da biomassa quando comparada a outras formas de combustível. Isso porque a biomassa é um combustível mais barato quando comparada outras formas de combustíveis.

Além disso, os preços da biomassa são semelhantes aos preços do gás, entretanto são muito mais baratos do que a energia elétrica e o combustível sólido, tornando a caldeira a biomassa ideal para gerar energia nestes sistemas.

A biomassa costuma também apresentar preços bem mais estáveis, já que seu preço é definido por um mercado mais regionalizado, não sendo vulnerável nem influenciado pelas mudanças no âmbito macroeconômico.

Fato contrário ocorre com os óleos, cujo preços são definidos pelo mercado externo, portanto podem variar mais fortemente de acordo com o que ocorre na economia mundial.

  1. Menor corrosão dos equipamentos

Quando utilizada como forma de combustível, a biomassa também afeta minimamente a caldeira, mantendo a sua capacidade de resistência. Isso porque, quando este tipo de combustível é utilizado verifica-se menor corrosão em todos os equipamentos relacionados ao processo de queima, como caldeiras e fornos.

Assim, além do ganho econômico pelo fato do combustível ser mais barato, haverá um ganho em manutenção da caldeira a biomassa, que inclusive poderá ter maior vida útil e maior segurança.

  1. Aumenta a confiança de toda a sociedade

Ao adquirir uma caldeira a biomassa para gerar energia, o empresário estará automaticamente adotando condutas de minimização dos impactos ambientais. Tal fato fortalece, por consequência, a confiança das partes interessadas que interagem com a empresa, pois aumenta-se a transparência em sustentabilidade ambiental.

Em alguns casos, inclusive a imagem da empresa começa a exercer um papel central na escolha do consumidor, ou seja, empresas que se preocupar em adotar ações mais sustentáveis – como o uso de uma caldeira a biomassa – tendem a ganhar mais espaço na aceitação do mercado consumidor.

Portanto, a aquisição da caldeira a biomassa representa a uma vantagem competitiva sustentável para a empresa. Mas lembre-se, escolher o fabricante ideal e qualidade ficado para compra desse equipamento é de extrema importância

Já que, ao adquirir este equipamento a indústria terá a capacidade de melhor destinar os resíduos gerados, economizar dinheiro e gerar empregos regionalmente, tudo baseado em um desenvolvimento bem mais sustentável.

Agora que você conhece as 5 vantagens da caldeira a biomassa, convidamos você a conhecer a importância do filtro de mangas na indústria

Checklist Manutenção de Caldeiras | Secamaq